Terceira idade é aposta promissora para o mercado de franquias
Segundo dados do IBGE a população está envelhecendo; investir em franquias de home care e de casas de repouso pode ser um negócio lucrativo; empregos também estão em alta no setor
A expectativa de vida do brasileiro passou de 54 anos na década de 60 para 76 em 2018. A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou que a população mundial com mais de 60 anos vai chegar a 2 bilhões até 2050, mais que o dobro da atual. Diante desse cenário, as oportunidades de negócios para a terceira idade no mercado de franquias podem ser bem lucrativas. O setor vem crescendo bastante nos últimos anos. No ano passado, as redes de franquias brasileiras tiveram um faturamento de quase R$ 175 bilhões, 7% a mais em relação a 2017. O segmento também deu um salto no número de empregos gerados em 2018, chegando a 1,3 milhão, segundo levantamento da Associação Brasileira de Franquias (ABF).
Otimismo é mesmo a palavra-chave. A expectativa da ABF é fechar o ano com 11% a mais no faturamento, que tem hoje 2800 redes no país, além do aumento no número de unidades e de empregos gerados. Para quem está buscando uma de empreender, de acordo com especialistas, o momento econômico é favorável para investir em franquias, com juros baixos, inflação controlada e um crescimento no índice de confiança dos empresários.
Diversificação
As oportunidades de negócios para a terceira idade são muitas, como franquia de home care (cuidados em casa), turismo e passeios, jogos e atividades mentais, além de casas de repouso.
Para Eduardo Frutuoso, diretor do Grupo Canadá Saúde, com unidades em Ribeirão Preto, a franquia é uma aposta de sucesso. “O risco de começar uma empresa do zero é enorme. Já a franquia possui ótimo formato para se investir, mesmo para aqueles que não têm experiência na área. Isso porque o serviço já foi testado por clientes”, diz.
Segundo a ABF, a chance de acerto é cinco vezes maior com uma franquia, se comparada a uma empresa comum. Vale lembrar também que esse modelo de negócio tem propaganda própria e uma rede colaborativa em que o franqueado usufrui das informações. A ABF Franchising promove anualmente em São Paulo, a capital dos negócios no Brasil, o maior encontro entre marcas de franquias e empreendedores. Esse ano a feira vai ser realizada de 26 a 29 de junho. “É um evento completo para quem busca abrir o próprio negócio, um local recheado de ótimas opções de investimento nos mais variados segmentos da economia e cheio de novidades. E é claro que marcamos presença todo ano”, acrescenta Frutuoso.
Nas franquias de casas de repouso, o diretor do Grupo Canadá Saúde reforça ainda a importância de um conceito diferente. A assistência sênior pode se tornar um nicho bem lucrativo, mas a principal ideia é o atendimento de excelência aos idosos da clínica. “Esse é o diferencial do nosso trabalho, com um know-how de uma década no mercado. Temos treinamento constante de equipe, processos e rotinas exclusivos e um ambiente físico que estimula a autonomia dos hóspedes. É primordial aumentar a qualidade de vida deles. Tudo isso tem de ser feito com um acolhimento de extremo carinho por uma equipe multidisciplinar, para fazer com que os idosos se sintam em casa”, reforça Eduardo Frutuoso.
24/05/2019
No comment