20 franquias de serviços para idosos; um mercado que vai triplicar de tamanho

Com uma população atual estimada em 25 milhões de pessoas, os idosos brasileiros são responsáveis por até 20% do consumo registrado no País anualmente e a perspectiva de analistas e pesquisadores é de que esses números continuem crescendo rapidamente nos próximos anos. Com isso, teremos mais senhores e senhoras consumindo, abrindo espaço para empreendedores que queiram abocanhar parte desse bolo em ascensão. E uma das possibilidades para surfar nesse mercado é investir em franquias de serviços para idosos.

De acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), estima-se que em 40 anos o número de homens e mulheres na terceira idade triplique no Brasil, passando dos 25 milhões, para 66,5 milhões de pessoas.

Se levarmos em conta as perspectivas das amostras do IBGE, é provável que, a partir de 2035, a população brasileira atinja a marca de 214 milhões de habitantes e, então, parará de crescer. A exceção de um único segmento: os maiores de 45 anos. Após a década de 2040, enquanto a população brasileira diminui, esse perfil de habitante continuará em curva ascendente.

De olho nesse processo, muitas empresas e franquias já desenvolveram serviços que atendam essa classe etária e a tendência é de que a cada ano elas aprimorem esses serviços e passem a criar mais e mais produtos e/ou ferramentas voltadas ao público da terceira idade.

Confira algumas características do mercado de consumo brasileiro formado por pessoas com 60 anos de idade ou mais (fontes: IBGE, SPC Brasil e Kantar Worldpanel):

  • renda salarial média 30% maior se comparada à de adultos com até 59 anos;
  • 80% utilizam Whatsapp rotineiramente;
  • 70% usam Facebook rotineiramente;
  • 16% dão preferência à marcas premium;
  • 40% fazem exercícios semanalmente;
  • 20% associa as compras a uma atividade de lazer;
  • responsáveis por 10% do varejo físico e 50% do varejo virtual;
  • renda anual da terceira idade é de R$ 243 bilhões;
  • 71% dos idosos têm independência financeira (49% originária de aposentadoria);
  • 45% dos idosos sentem dificuldades para encontrar produtos adequados para sua idade;

Recomendações

Como você pode ver, para empresas e franquias de serviços voltados à idosos não faltará demanda nos próximos anos. De qualquer forma, é preciso se preparar bem que o seu negócio atinja o sucesso, independente do público que ele atenda.

Para o especialista em franchising e sócio-diretor da consultoria Franchise Solutions, Pedro Almeida, investir em um mercado promissor como o de atendimento ao idoso, não basta para atingir o sucesso com a sua franquia. A identificação com aquele serviço oferecido é, assim como em outros segmentos, primordial para que o negócio evolua.

“Todo plano estratégico deve ser feito de forma conservadora em parceria com a franqueadora. Nesse segmento em específico, o atendimento é o fator mais importante para fidelização e satisfação do cliente. Esse tipo de consumidor costuma se conhecer, então a divulgação da marca via boca a boca é bastante forte. Por isso, o atendimento oferecido deve ser de excelência.”

Almeida usa, ainda, o Canadá como exemplo de envelhecimento populacional que deu origem à novos mercados e serviços. Por lá, a parcela da população formada por adultos acima de 65 anos já é maior, por exemplo, que a de crianças com até 14 anos.

“No Canadá, você vê as empresas e franquias oferecendo diversos tipos de serviços para esse tipo de perfil como, por exemplo, motorista, enfermeiros, cuidadores, passeadores e outras atividades”.

Tipos de franquias

Ainda na visão do consultor, o idoso atual preza por viver de forma independente. Ou seja, ele não quer depender de familiares para efetivar as atividades do dia a dia. Por isso, preferem pagar do próprio bolso os serviços essenciais para o seu cotidiano, ao invés de pedir a ajuda de outras pessoas.

Alguns segmentos e tipos de serviços que devem crescer consideravelmente na avaliação do expert são:

  • serviços de apoio à caminhada e acompanhamento de exercícios;
  • serviços voltados à saúde (fisioterapia, oftalmologia, odontologia, clínica geral, etc);
  • cuidadores e enfermeiros;
  • serviços de limpeza, conservação e jardinagem;
  • casas de repouso;
  • atrações de lazer e entretenimento voltado à idosos;
  • agências voltadas ao turismo na terceira idade;
  • serviços educacionais (idiomas, desempenho cognitivo e exercício do cérebro, computação básica);
  • Spas;

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